Ads Top

A obesidade de um ângulo que ninguém vê

 Ainda criança, Hector Garcia Jr., sonhava em se tornar um piloto de caça, mas a triste realidade de seu peso nunca o deixou. Sempre o mais gordinho da turma, aos 6 anos o menino já era considerado obeso e começava a sofrer consequências que seriam carregadas por toda sua vida.

Já adulto, Hector foi convidado a ser fotografado pela repórter Jessica Belasco e a fotógrafa Lisa Krantz, do jornal Express-News, para ficar registrado o lado que poucas pessoas conhecem dessa doença tão grave chamada obesidade.

"A comida não me rejeitava, a comida nunca me falava nada, nunca falava nada de ruim para mim, então eu me confortava ao comer", disse Hector que chegou a pesar 288 quilos e contou ainda que sua mãe, Elena Garcia, não sabia preparar alimentos saudáveis, por isso abusava de comidas industrializadas que agravaram ainda mais a sua situação.

Como todo gordinho, é claro que ele tentou ir ao médico e chegou a fazer uma cirurgia de redução de estômago, esperando que todo seu sofrimento chegasse ao fim. Porém não foi bem isso que aconteceu, ele até chegou a perder 100 quilos, mas esse peso acabou voltando e mais tarde, mais ou menos ao 30 anos, foi necessária mais uma intervenção cirurgica, dessa vez para tentar recuperar os joelhos, danificados pelo excesso de peso. Novamente, Hector emagraceu alguns quilos, que voltaram meses mais tarde.

"Ele veio ao mundo com a sorte contra ele. Se você pegasse esse mesmo indivíduo e o colocasse no Afeganistão ou no Iraque, ele provavelmente seria uma das pessoas mais gordinhas por lá, mas eles não têm o acesso a comida, eles não têm campanhas de marketing multimilionárias que o levaram a pesar 200 kg", explicou Thomas Wadden, psicólogo e diretor do Centro de Peso e Doenças de Alimentação da Universidade da Pensilvânia.

"Difícil lutar pela vida quando eu sinto que minha vida não é uma vida. É existência. Existência não é o suficiente para mim", disse Hector que não conseguiu realizar seu sonho de se tornar piloto, nem se casar e ter filhos.

Confira abaixo as fotografias tiradas pela fotógrafa Lisa Krantz, que ilustra bem a triste história de quem sofre com a obesidade:

























Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho que não gosta de churrasco e nem chimarrão. Apaixonado por todos os tipos de arte, principalmente as que causam arrepios na alma.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.