Ads Top

10 curiosidades sobre o Oscar


Ínicio
A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929 e durou 15 minutos! Na verdade, os vencedores já eram conhecidos há três meses e a noite marcou apenas a entrega dos prêmios. Ingressos de U$5 foram vendidos para formar a plateia de 270 pessoas. Mas a premiação só começou a ser televisionada em 1953, com transmissão para os Estados Unidos - só em 1966 ele passou a ser assistido pelo mundo inteiro.

O Nome 
O nome oficial da premiação é "Prêmio Mérito da Academia", mas ficou conhecido mesmo apenas como "Oscar". Há muitas teorias do porque do nome "Oscar" . Uma das mais legais é de que, o apelido surgiu quando Margaret Herrick, uma bibliotecária da Academia, disse que a estatueta parecia o seu tio Oscar.

O Maior Vencedor
Walt Disney é o grande vencedor do maior prêmio do cinema, tendo levado 26 estatuetas para casa. O cineasta também conseguiu o feito de ser indicado ao prêmio por 22 anos consecutivos.

A estrela mais jovem
A estrela mais jovem a conquistar o Oscar é a atriz Tatum O’Neal, que foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “Lua de Papel” (1973) quando tinha apenas dez anos. Já o mais velho é o ator Christopher Plummer de 82 anos que ganhou o prêmio de melhor ator pela sua atuação no filme "Toda Forma de Amor", porém esse posto está ameaçado por Robert Duvall, de 84 anos, que concorre hoje ao mesmo prêmio, se ganhar ele se tornará o ator mais velho a ganhar o Oscar.

Ganhou e não gostou
Em 1972, Marlon Brando recusou o prêmio de Melhor Ator por sua participação em “O Poderoso Chefão” (1972). E, para deixar claro seu descontentamento, ele enviou a índia Sacheen Littlefeather à cerimônia como um protesto à maneira que a televisão e o cinema retratavam a figura indígena.

Mais Caro
“Avatar” (2009) é o filme com maior orçamento da história a ganhar um Oscar. O valor total investido na produção não foi confirmado, mas estima-se que seja cerca de 230 milhões de dólares.

Que Demora!
O discurso mais longo do Oscar foi da atriz Greer Garson, que levou sete minutos para agradecer a todos pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de 1934.

Culpa da Segunda Guerra
Durante a Segunda Guerra Mundial, a falta de fontes de metal fez com que as estatuetas entregues durante a premiação fossem feitas de gesso. Anos depois, os Oscar foram substituídos pelas tradicionais peças metálicas.

Proibido Vender
Além de dar entrevistas e tirar centenas de fotos, todos os vencedores do Oscar precisam assinar um termo para levar a estátua para casa. Com isso, eles se comprometem a nunca vender a estatueta sem antes oferecê-la de volta a Academia pela bagatela de um dólar! Se um artista perder o prêmio, ele pode ser substituído por uma estatueta nova.

Coitadinhos
Os maiores perdedores do Oscar foram Momento de Decisão (1977) e A Cor Púrpura (1985). As duas produções empolgaram os eleitores da Academia, conquistando 11 indicações cada... Mas acabaram não levando nenhum prêmio para casa.



Fontes: MegaCurioso, G1, CineClub.ig 



Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho, que vive no Mundo da Lua, e que não gosta de churrasco e nem chimarrão.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.