Ads Top

10 curiosidades sobre... Monteiro Lobato

Hoje vamos conhecer várias curiosidades sobre um dos escritores mais conhecidos do Brasil, Monteiro Lobato, conhecido principalmente pela incrível obra, "Reinações de Narizinho", que mais tarde seria utilizada como inspiração para o famoso "Sítio do Picapau Amarelo".


1- Monteiro Lobato sempre afirmou que seu ano de nascimento era 1884, mas, na verdade, o escritor nasceu em 1882.

2- Era aluno mediano na escola. Chegou a ser reprovado na disciplina de português, mas, na universidade - onde formou-se em Direito - se mostrou um aluno brilhante.

3- Também apaixonado pela pintura, entre suas produções artísticas, o escritor tem a paisagem que desenhou para a avó, diversas caricaturas de professores do Largo São Francisco e retratos de natureza morta - de preferência cachos de banana que pudesse devorar como sobremesa;

4- Desistiu da carreira de pintor no dia em que confundiu uma caixa de aquarelas com tinta óleo, "Como pretende ser pintor um imbecil que nem distingue aquarela de óleo?", contava.

5- No final de 1917, Lobato aceitou o ofício de escritor-jornalista e fez histórias nas publicações O Estado de S.Paulo e Revista do Brasil, da qual passou a ser dono em 1918.

6- Os livros de Lobato fizeram muito sucesso em países como Uruguai e Argentina, para onde o escritor se mudou em 1946.

7- Escreveu um livro de ficção científica chamado O Choque das Raças, onde conta o que aconteceria se um negro fosse eleito presidente dos Estados Unidos.

8- Permaneceu preso durante três meses na época do Estado Novo, período ditatorial do presidente Getúlio Vargas.

9- O Sítio do Picapau Amarelo realmente existe! Quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté (entre Rio e São Paulo). As visitas são gratuitas. Os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a peças baseadas nas histórias do escritor, visitar o museu em homenagem a Lobato e participar de diversas outras atividades.

10- Acreditava piamente que a economia brasileira podia se desenvolver com a exportação de matérias-primas como o ferro e o petróleo. Aliás, Lobato era um grande entusiasta da exploração de petróleo no país.


Fontes: Revista Crescer, + Curiosidades

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho que não gosta de churrasco e nem chimarrão. Apaixonado por todos os tipos de arte, principalmente as que causam arrepios na alma.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.