Ads Top

10 curiosidades sobre... Fernando Pessoa

O "10 curiosidades sobre..." de hoje, vai ser sobre um dos mais importantes escritores de todos os tempos. Estamos falando de Fernando António Nogueira Pessoa ou para nós íntimos, apenas Fernando Pessoa. O escritor, poeta e filósofo português, educado na África do Sul, conhecido também pelos seus heterônimos, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares só ganhou reconhecimento após sua morte em 30 de novembro de 1935.


1- Além de poeta, Pessoa trabalhou como tradutor, jornalista, crítico literário, editor, publicitário e até inventor. Ele também arranjava tempo para exercer o ativismo político.

2- Com o segundo casamento de sua mãe, Maria Magdalena, com o comandante João Miguel Rosa, Fernando Pessoa muda-se com sua família para a África com apenas 7 anos e lá realiza seus estudos até o nível universitário. Isso explica sua vasta obra em inglês e a influência que escritores como Shakespeare e Allan Poe exerceram sobre ele.

3-  Seu primeiro poema foi escrito aos seis anos, dedicado a sua mãe, intitulado "À Minha Querida Mamãe". Não é um marco da literatura portuguesa, mas já mostra que a inclinação às palavras surgiu cedo na vida do escritor.

4-  Pessoa era muito amigo de outros dois nomes da poesia portuguesa: Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro. A intensa troca de correspondência com Sá-Carneiro, só foi interrompida com o suicídio do amigo.

5- O poeta não podia ver um lápis sem ponta. Antes de escrever, ele costumava sempre aponta-los. Algumas pessoas ainda contam que Pessoa também tinha o costume de escrever em pé.

6- Ele gostava muito de astrologia, por isso tinha mania de fazer mapas astrais de amigos, parentes, conhecidos e até mesmo de grandes personalidades históricas.

7- Conta-se que o escritor foi o responsável pela introdução do planeta Plutão (hoje em dia rebaixado para a categoria dos planetas-anões) nos mapas atrológicos.

8- Existe na cidade do Porto uma universidade chamada Fernando Pessoa, em homenagem a esse importante poeta da língua portuguesa.

9- A poetisa brasileira Cecília Meireles viajou em 1934 para Portugal para uma conferência na Universidade de Coimbra e de Lisboa, e possuía o interesse de conhecer o poeta, pelo qual nutria uma admiração. Combinaram o encontro para o meio-dia, mas Fernando Pessoa nunca apareceu. Quando Cecília retornou ao seu hotel havia recebido um exemplar de Mensagem com um recado do poeta de que "os dois não era pra se encontrar", porque ele havia consultado os astros e assim deveria ser.

10- Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática, porém em seu atestado de óbito, conta "obstrução intestinal" como causa da morte.


Fontes: + Que Curiosidades, Poetas e Versos

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho que não gosta de churrasco e nem chimarrão. Apaixonado por todos os tipos de arte, principalmente as que causam arrepios na alma.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.