Ads Top

10 curiosidades sobre... Rita Lee

Rita Lee Jones além de cantora, é também escritora, compositora, instrumentista e atriz. Ufaa! Ah e também é conhecida como a rainha do rock brasileiro, só isso. Então hoje para homenagearmos essa ícrivel artista, vamos conhecer 10 coisas que provavelmente você não sabia sobre ela.


1- Rita Lee Jones é filha de Charles Jones, descendentes de imigrantes americanos, e Romilda Padula, descendente de italianos. Nasceu em 31 de dezembro de 1947. Ela e suas irmãs receberam o nome Lee numa homenagem ao famoso General Lee.

2- Sua mãe tocava piano e desde criança teve contato com a música. Quando adolescente, Rita se trancava no quarto e quando a família pensava que ela estava dormindo, a menina pulava a janela e ia tocar bateria em festas escolares. Numa escapada dessas, teve uma crise de apendicite e sua família foi chamada à escola. Acabou sendo descoberta.

3- O pai impunha uma educação rígida às filhas. Além de cobrar boas notas na escola, exigia que estudassem a Enciclopédia Britânica todos os dias.

4- Quando tinha 18 anos, formou o grupo Teen Age Singers com algumas amigas. Foi quando conheceram um grupo chamado Wooden Faces. As bandas se juntaram e formaram o O’seis, uma alusão ao número de integrantes e ao "ocêis" caipira. Depois de um tempo, o grupo se resumiu a Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista (então namorado de Rita) e Sérgio Dias.

5- No dia 15 de outubro de 1966, rebatizado de "Os Bruxos", o grupo estreou na TV no programa O pequeno mundo de Ronnie Von. Ainda estavam insatisfeitos com o nome da banda e viram Ronnie Von com o livro O império dos Mutantes. A banda foi rebatizada de "Os Mutantes".

6- Em 1994, os próprios Rolling Stones a convidaram a abrir seus shows no Brasil, realizados no início do ano seguinte. Em 28 de dezembro, poucos dias antes da apresentação, a cantora foi internada e chegou a ficar em coma. Noticiaram que a causa teria sido o uso do calmante Lexotan com bebida alcoólica, mas ela mesma anunciou que passara mal por causa de um chá alucinógeno. Acabou fazendo os shows para os Stones. Na última apresentação carioca, Mick Jagger ligou para ela e lhe pediu que trocasse de lugar com os Spin Doctors e fizesse o show imediatamente antes dos Stones.

7- Em maio de 1997, Rita Lee recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Sharp de personalidade da música brasileira. Foi a primeira mulher a ganhar este prêmio.

8- Rita Lee possuía uma carteira de sócia do "Clube dos primeiros vôos à lua". Lunática de carteirinha!

9- Rita Lee tinha fortes laços de amizade com a cantora Elis Regina (cuja filha Maria Rita gravou duas músicas da Rita em seu primeiro CD). Em homenagem a Elis (apelidada de Pimentinha), Rita escreveu a música Doce Pimenta.

10- Quando Rita e Arnaldo se casaram o vestido de noiva que ela usou foi o mesmo vestido polêmico de sua apresentação em um show dos Mutantes.


Fontes: Guia dos CuriososLetras.com.br

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho que não gosta de churrasco e nem chimarrão. Apaixonado por todos os tipos de arte, principalmente as que causam arrepios na alma.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.