Ads Top

10 curiosidades sobre... Cazuza

O poeta, escritor, cantor e compositor Cazuza é o nosso homenageado de hoje. Vamos conhecer 10 fatos que provavelmente você não conhecia sobre esse grande artista, que nos deixou a exatamente 25 anos atrás.


1- O nome verdadeiro de Cazuza era Agenor de Miranda Araújo Neto. A palavra "Cazuza" quer dizer, no Nordeste, moleque. Já o dicionário a define como "vespídeo solitário, de ferroada dolorosa".

2- Cazuza só passou a gostar de seu nome (Agenor de Miranda Araújo) quando descobriu que seu compositor predileto (Cartola) também chamava-se Agenor.

3- Cazuza compôs a música Codinome Beija-Flor enquanto estava deitado em uma maca de hospital e confundiu uma andorinha com um beija-flor. Ele chegou pensar em mudar o nome para Codinome-Andorinha, nunca levou a idéia adiante.

4- Antes de tentar a carreira artística, Cazuza prestou vestibular para o curso de Comunicação Social. Aprovado, abandonou a faculdade com menos de um mês de aulas. Ele também realizou um curso de fotografia de sete meses na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos.

5- Inicialmente, o título do filme sobre Cazuza seria "Eu Preciso Dizer que Te Amo".

6- Dez por cento da bilheteria do filme "Cazuza- O Tempo não Pára" foi destinada à Sociedade Viva Cazuza, que pesquisa e ajuda vítimas da Aids.

7- Daniel Oliveira usou de lente de contato e teve que emagrecer 11 quilos, para o papel. Perdeu os 11 quilos em três semanas em um regime radical - em casa e num Spa.

8- O pátio de um condomínio na Epitácio Pessoa, na Lagoa, foi utilizado para recriar o palco improvisado do primeiro show do Barão Vermelho, que na realidade ocorreu em 82 na Barra.

9- Antes de começar as filmagens de Cazuza, Emílio de Mello quis conhecer Ezequiel Neves, sua personagem no filme e parceiro de longa data de Cazuza. Um contato que chegou a render eventuais mexidas no roteiro, aprovadas pela diretora Sandra Werneck.

10- Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.


Fontes: Letras.com.br, Trechos de músicas - Renato Russo e Cazuza

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho, que vive no Mundo da Lua, e que não gosta de churrasco e nem chimarrão.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.