Ads Top

Kafka de Crumb: O anarquista encontra o claustrofóbico


Robert Crumb é um quadrinista e ilustrador de talento único.Um dos maiores representantes da contracultura norte-americana,famoso por criações como Fritz the Cat e Mr. Natural,ganhou notoriedade por discutir sexo,drogas e violência num período de intensa repressão nos Estados Unidos, no auge da década de 60.

Com seu humor ácido ele expôs a hipocrisia da sociedade americana através de seus personagens politicamente incorretos.Desprezando completamente a intenção de ser didático ou pragmático,sua obra descontraída exalta o hedonismo e o confronta com a moral americana conservadora e coercitiva.


 "Kafka de Crumb" é uma livre biografia em quadrinhos do escritor tcheco, famoso por suas histórias claustrofóbicas e sombrias. Além de apresentar a trajetória de um dos maiores autores do século XX, Crumb, em parceria com os textos de David Mairowitz,  faz o resumo, análise e curtas adaptações de suas principais obras: "O Veredito", "A metamorfose", "A toca", " Na colônia penal", " O processo", "O castelo", "Um artista da fome" e "Teatro da natureza de Oklahoma (ou Amérika)".
 
A obra revela as várias nuances que configuram o perfil psicológico de Kafka: o difícil relacionamento com o pai autoritário, a complicada vida amorosa e sua visão premonitória sobre o nazismo,levando-se em consideração que o mesmo era judeu.
 
Formado em Direito e trabalhando como empregado do Instituto de Seguros contra Acidentes do Trabalho em Praga, seu ofício de escritor era clandestino e executado nas piores condições possíveis.Suas severas críticas à aparelhagem burocrática que sufoca e confunde a todos sob o seu domínio permanecem atuais.
 
Um curioso diálogo entre duas mentes criativas e inquietas que não recuam diante do poder instituído que manipula e ofusca o individualismo, tão necessário  para a descoberta e compreensão do nosso espaço no mundo.



Gilson Pessoa

Escritor e poeta formado em jornalismo pela UFJF. Mineiro nerd, nostálgico e sonhador, apaixonado por literatura e cinema.

|@Gilson106

Tecnologia do Blogger.