Ads Top

Histórias de Titãs Quebradiços


Há muito tempo o homem descobriu que a arte não é apenas uma forma de expressão, mas, também, um perfeito refúgio, um meio de expor seus medos e tratar feridas emocionais, sublimando suas dores mais profundas e obscuras.

No livro “Histórias de Titãs Quebradiços”, de Gilson Pessoa, editora Autografia, personagens letrados, abastados de conhecimento e saber, teoricamente bem preparados para vida, expõem toda sua fragilidade cotidiana, sendo apenas – parafraseando Nietzsche - “humanos demasiadamente humanos”.

A obra traz histórias interessantes que desfilam existências e conflitos, com os quais, impressionantemente, nos reconhecemos. Conflitos como a timidez excessiva da alma romântica do personagem Salvador Alheiras que, de repente, se viu apaixonado por Suzana e que, ao primeiro encontro, não conseguiu balbuciar uma palavra sequer por horas. 

A narrativa segue um estilo envolvente, de cadência dinâmica. O autor optou por desenvolver uma conexão direta entre os contos, sem a utilização de capítulos. Ou seja, ao desfecho de cada história, a narrativa nos conduz, imediatamente, ao início da seguinte, sem perder o fio da meada.

As ilustrações, feitas por Rômulo Tavares Teixeira, são monocromáticas e conferem um “tom” especialmente jovial ao livro.


A musicalidade é outro componente acertado nesta obra. Sua narrativa bem desenvolvida consegue, com graça e desenvoltura, reportar, ao nosso imaginário, as músicas aludidas em cada cena. Como no momento em que os personagens Alberto e Lisandra se entregam ao tango de Carlos Gardel, embriagados de álcool e paixão.

Assim, finalizamos o livro com a nítida sensação de que ainda há muito a ser descoberto sobre esses tipos tão enigmáticos e suas experiências que se alinham e desalinham no palco da vida de cada um.


“Histórias de Titãs Quebradiços” pode ser adquirido pela Livraria Cultura online.


Andreia Marques

Escritora, poetisa, ilustradora e estudante de Filosofia. Carioca, aficionada por livros, filmes e séries.

|@contoseuconto

Tecnologia do Blogger.