Ads Top

Every Frame a Painting - Cada vídeo uma aula de cinema



Chega um momento em que você ama tanto uma arte que não se contenta mais em só apreciá-la solenemente. Você quer estudá-la, mesmo que ache que não tem talento pra isso. Você quer às vezes entender o que te causa esse encantamento. Quer criar seu próprio encantamento. Especialmente se for com o cinema, a arte suprema da ilusão. Há uma linguagem quase oculta regendo aquele fluxo imagético direto pra suas retinas a 24 quadros por segundo. Aí você escolhe se quer encarar os cursos ou oficinas de cinema ou estudar por conta própria.



Se o seu caso for o segundo, recomendo que conheça o "Every Frame a Painting". Criado pelo cineasta e editor freelancer Tony Zhou, o projeto visa explicar de forma curta, clara e simples - mas com o embasamento de quem não só tem experiência prática como de quem tem um repertório intelectual muito além do cinema - as técnicas de diversos nomes do audiovisual. De Jackie Chan a Kurosawa, de Scorsese a Michael Bay, da animação japonesa aos Looney Tunes, Zhou consegue mostrar tanto com obras de arte quanto de entretenimento os caminhos da construção narrativa.



De um plano (menor unidade de uma cena) a uma sequência completa, da decupagem de uma cena (o que a câmera vai filmar no plano) ao mise-en-scène (encenação ou o posicionamento dos atores em uma cena), dos enquadramentos aos movimentos de câmera, ele mostra como esses autores trabalham sua expressão, suas intenções com o espectador, sua voz para contar a estória.



Ele mostra como um frame pode se tornar uma verdadeira pintura. Ou se não for usada para arte, uma tela para múltiplas possibilidades.

Tecnologia do Blogger.