Ads Top

:: kogonada - supereditor ou um sushiman cinematográfico?



Alguns chamam sua técnica de "supercut", mas ele não curte o termo. Prefere dizer que faz ensaios "bricolage" (brick= tijolo + colagens) ou simplesmente "sushis".



Colaborador da conceituada revista de cinema Sight and Sound e editor freelancer de trailers para a Criterion Collection, :: kogonada vem deslumbrando cinéfilos pelo mundo através da rede, com vídeos-ensaio sobre a arte de grandes cineastas, desde os populares (como Tarantino, Kubrick, Irmãos Coen) aos, digamos, eruditos&cultuados (Bergman, Bresson, Tarkovsky), mostrando sempre um profundo entendimento e percepção do recorrente uso de suas particulares técnicas e linguagens.



Nascido em Seul, Coréia, e migrado para os EUA ainda criança, estudou cinema e chegou a fazer um doutorado sobre Yasujirô Ozu (o que explica seu pseudônimo, uma homenagem a ele e a Kôgo Noda, roteirista e frequente colaborador do mestre nipônico), mas largou a dissertação para fazer seus próprios filmes. Ou ensaios. Ou sushis. Saborosos.




Sua plácida análise sobre a expressividade de Robert Bresson através das mãos:



Sobre a montagem com super-closes e planos detalhes paranoicos de Aronofsky:



A centralidade e simetria nos pontos de vista de Wes Anderson:



:: kogonada ainda não se considera um autor. Questão de tempo, já que declarou em entrevistas que está trabalhando num 'grande projeto narrativo'. A julgar por seu olhar, técnica e referências, tem tudo para ser um autor de gênio. Ou sushiman de excelência.

Tecnologia do Blogger.