Ads Top

A Ilusão de Ícaro



“Do que você tem medo?”

Esta indagação, que inicia a primeira orelha do livro “A Ilusão de Ícaro”, desvenda, abertamente, a essência da obra.

Estamos todos abarrotados por conceitos que transbordam conformismo e estabilidade. O medo nos acompanha desde a infância e nos motiva a pensar que permanecer seguro é a opção mais acertada em um mundo cada vez mais perigoso. Assim, segurança é a palavra de ordem: tenha um trabalho tradicional, viva conforme os padrões sociais e nunca, jamais, voe perto do sol - Essa é a melhor das analogias!!!

Lembra-se de Ícaro, o personagem mitológico que ousou voar alto com suas asas de cera e, claro, sofreu uma queda fatal como consequência de sua ingenuidade? Pois é. Essa é a principal metáfora utilizada no livro que, no entanto, não apresenta a missiva de que você pode voar com suas asas de cera perto do sol. Isso seria uma estupidez, na verdade. Ele vai além e garante que suas asas não são de cera. Que essa foi uma mentira, um sofisma cunhado com o intuito de fazer você acreditar que não pode voar alto.

As asas de cera são uma ilusão cruel e paralisante, mas não uma sentença. Existe a possibilidade de confronta-la e, embora não seja uma tarefa simples, é possível. Basta saber que todas as grandes mentes que conhecemos ousaram voar mais alto. Luther King, Henry Ford e Steve Jobs são apenas alguns nomes dessa extensa lista.

Por isso, esta é uma obra desafiadora. Estimula o leitor a ir além, elucidando porque e como deve tratar sua existência como arte. Ajudando-o a desenvolver a coragem necessária para fazer a diferença e motivando-o a investir nos três itens mais importantes, que são, segundo o livro, criatividade, trabalho emocional e determinação.
Contudo, a alegria da arte é especialmente doce, pois carrega consigo a ameaça da rejeição, do fracasso e de conexões perdidas. É precisamente o ato muito arriscado de "isso talvez não dê certo", que faz valer a pena criar a arte original. (Essa é uma razão pela qual era um problema ouvir Van Morrison executar Moondance ao vivo em um concerto - ele queria criar um alvoroço, e não ser um jukebox.)
Seu autor, Seth Godin escreveu vários best-sellers como “O Melhor do Mundo”, “Tribes”, “Quebre as Regras” e “Vaca Roxa”. É fundador do blog Squidoo.com voltado para área de negócios. Sua experiência trouxe uma visão apurada sobre o sucesso em várias áreas, não somente no ambiente corporativo. E, em "A Ilusão de Ícaro", ele nos apresenta essa mensagem valiosa de que as fronteiras estão em nossa mente. E quando essa descoberta é feita, o céu já não é mais o limite.

O livro encontra-se disponível na livraria Travessa


Andreia Marques

Escritora, poetisa, ilustradora e estudante de Filosofia. Carioca, aficionada por livros, filmes e séries.

|@contoseuconto

Tecnologia do Blogger.