Ads Top

A Lição Final


Quando Randy Pausch, designer, cientista e professor de Ciência de Computação da "Carnegie Mellon University", foi convidado para ministrar uma palestra de despedida (algo muito comum entre os professores das universidades americanas que estão prestes a se aposentarem) decidiu que aquela não seria uma palestra melancólica.

Mesmo porque, o caso de Pausch era mais dramático que o normal. Diagnosticado com um câncer terminal de pâncreas, tudo o que lhe restavam eram alguns dias de vida e uma chance preciosa e derradeira de dizer ao mundo, ou pelo menos aos seus filhos, tudo que havia aprendido até ali.

Com bastante humor e inspiração, Pausch intitulou sua apresentação de “Concretizando Realmente Seus Sonhos de Criança” e a elaborou de forma que aquela fosse uma espécie de legado, um apanhado de todas as suas experiências e aprendizados. 

A palestra, que ocorreu em 18 de setembro de 2007, foi compartilhada no YouTube e continua emocionando milhões de pessoas ao redor do mundo. Seu conteúdo foi transformado no livro “A Lição Final”, que trata, não só da conferência em si, mas, também, das lembranças de Paush, de sua história como professor casado e pai de três filhos, que tentou viver o máximo possível, apesar de todas as frustrações e incertezas provocadas pela doença.
“No último Dia das Bruxas (...) Jai, eu e nossos três filhos nos vestimos de “Os Incríveis”. Pus uma foto nossa em minha página na internet para todo mundo ver nossa família “Incrível”. Os garotos ficaram lindos. Eu parecia invencível, com meus falsos músculos de papelão. Expliquei que a quimioterapia não tinha afetado drasticamente meus superpoderes e recebi milhões de e-mails alegres.”

A obra não se enquadra, necessariamente, na categoria de autoajuda.  É uma retrospectiva de alguém que sempre experimentou a vida de forma apaixonada, embora, realista. E, certamente por isso, ela seja tão interessante. Tudo se desenrola com a comoção necessária, mas sem peso, sem dicas miraculosas, com humor e muita leveza. Mostrando a morte como processo natural e inerente a todos nós.

A palestra original de Randy Pausch encontra-se disponível no canal da Carnegie Mellon University.

Livro e áudio livro estão disponíveis para compra na livraria Saraiva.


Andreia Marques

Escritora, poetisa, ilustradora e estudante de Filosofia. Carioca, aficionada por livros, filmes e séries.

|@contoseuconto

Tecnologia do Blogger.