Ads Top

O Folclore segundo Luís da Câmara Cascudo


Grande parte da população brasileira tende a enxergar o Folclore como um conjunto de crendices, danças, vestimentas e hábitos locais, reduzindo a sua relevância. Na verdade ele é muito mais amplo, agregando todo o nosso comportamento, gestos e expressões utilizadas no dia a dia. Ninguém analisou e catalogou melhor esse estudo do que Luís da Câmara Cascudo. 

O nordestino nascido em Natal foi um importante historiador, jornalista, etnógrafo, professor universitário, advogado antropólogo e, principalmente, folclorista. Revelou de onde nasceu o hábito de comer feijão com arroz, como surgiu o casamento da goiabada com queijo e variados costumes que inadvertidamente absorvemos em nosso cotidiano sem saber a origem dos mesmos. 

Entre as suas obras mais famosas podemos citar Antologia do Folclore Brasileiro, Vaqueiros e Cantadores, História da alimentação no Brasil , História dos nossos gestos, Sociologia do Açúcar e Locuções tradicionais no Brasil. Livros que contam a história da essência da nação brasileira e como ela foi lentamente assimilando tradições africanas e europeias sem perceber.Sua obra completa, densa e vastíssima, engloba mais de 150 volumes. O pesquisador trabalhou até seus últimos anos e foi agraciado com dezenas de honrarias e prêmios. Morreu aos 87 anos. 

Conhecer esse grande autor é mergulhar fundo na configuração antropológica de nosso povo. Um olhar leve e descontraído sobre como se traduziu essa personalidade tão peculiar e carismática que nos identifica como raça. Dessa forma, aprendemos um pouco mais a respeito de nós mesmos, permitindo um diálogo com a própria ancestralidade.

Gilson Pessoa

Escritor e poeta formado em jornalismo pela UFJF. Mineiro nerd, nostálgico e sonhador, apaixonado por literatura e cinema.

|@Gilson106

Tecnologia do Blogger.