Ads Top

Graham Dean: A expressão do corpo e sua linguagem


Graham Dean é um artista britânico que utiliza como principal objeto de sua arte, o corpo. Ele se inspirou na teoria ‘muscular armor’ do psicanalista Wilhelm Reich, que foi um estudioso muito influente no séc. XX sendo da segunda geração após Freud. Segunda a teoria de Reich, as tensões crônicas do nosso corpo servem para bloquear sentimentos profundos de raiva, ansiedade e desejo sexual.

Utilizando esses paradigmas que podemos observar na arte de Graham Dean uma profunda relação do corpo com os sentimentos e a sensibilidade. Sua principal técnica é ‘watercolor’, que dá liberdade ao artista de explorar elementos suaves, criando uma atmosfera e liberando uma aura de sentimentos profundos envolta de sua arte.

Graham Dean

Seu trabalho já foi comparado a grandes nomes da arte contemporânea como Marlene Dumas e Peter Doig. Ele, que já tem mais de 20 anos de carreira, estudou na Laird School of Art de Birkenhead e na  Faculty of Art and Design de Bristol. Seus trabalhos já foram expostos em várias galerias e museus do mundo como o Saatchi Art de Londres e o Museum of Modern Art de Paris.

A linguagem é algo bem importante na arte de Dean, podemos ver uma linguagem do corpo com os sentidos, o sensorial e a atmosfera que está envolta. Profundidade e expressão são grandes marcas desse grande artista.

The Dirty Yellow Series (2016) Waterhouse & Dodd by Graham Dean
Straight to Red Series, Head (1998) by Graham Dean

Waterhouse & Dodd 007 by Graham Dean


Tecnologia do Blogger.