Ads Top

Histórias no caminho de Chiharu Shiota

Já ouviu falar na lenda chinesa do Akai Ito? Em que dizem que antes do nascimento os deuses amarram linhas vermelhas nos humanos e que uma hora ou outra eles irão estar propensos se encontrar, mesmo que o fio vá se esticando com o tempo? A artista japonesa Chiharu Shiota criou instalações gigantes que até que fazem lembrar um pouquinho dessa lenda, mas de uma forma mais verídica, usando suas vivências e fazendo nascer de todos os labirintos de nós um livro enorme de histórias do passado, cartas, chaves para a mente e o coração, lugares e por onde mais se conseguir sentir a vida.


No Brasil Chiharu apresentou a sua mostra em 2015, no Sesc Pinheiros, Chiharu Shiota estava 100% ansiosa para a apresentação de sua arte no Brasil por conta de um história de seu pai, que segundo ela, gostaria de ter vindo ao Brasil em sua infância pelo trabalho, mas que acabou não chegando em nossas terras por conta de que disseram ao senhorzinho que o trabalho seria pesado demais para ele.

No Sesc Pinheiros, em SP, a arte de Chiharu foi formada por três instalações, com roupas, malas vindas diretamente de Berlim (local onde a artista reside atualmente) e cartas.

Aqui se vê e se sente um emaranhado de linhas que assim como a vida se apertam e se esticam com facilidade, e tal como a própria existência se tornam de forma única super bonitas e frágeis.












Taia Daujotas

Aconteço, não sei caber nas palavras, mania de poexistir.

|@serendipidadeee

Tecnologia do Blogger.