Ads Top

10 fatos sobre Frida Kahlo que você (provavelmente) não sabia



Ela passou por mais de 30 operações, encarou de frente todas as tragédias, incluindo a amputação na perna e mesmo assim ela fez história, teve uma vida intensa e única, se tornou um ícone da arte moderna, aprendeu a se amar e se admirar. Uma pintora mexicana, uma mulher a frente de seu tempo, com seus erros e acertos, defeitos e encantos, que ao longo dos anos e até depois de sua morte, se tornou um ícone do universo feminino, que vem inspirando a todos até hoje e continua fazendo história.

1. Casa Azul

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderó, nasceu em uma pequena cidade do México chamada Coyoacán, 1907, na casa dos seus pais, hoje conhecido como “La Casa Azul”, onde abriga o Museu Frida Kahlo.




2. Dores que viram inspiração

A inspiração de Frida Kahlo para suas pinturas, vieram de suas angústias e dificuldades em lidar com sua própria condição. Quando tinha 6 anos, Frida contraiu Poliomielite que deixou uma lesão em seu pé esquerdo, mas tarde, aos 18 anos em 1925, a artista sofreu um grave acidente, um bonde no qual viajava, bateu em um trem. O para-choque de um dos veículos perfurou as costas, causando uma grande fratura, ficou muitos meses no hospital lutando contra a morte e passou por mais de 35 cirurgias. Foi nesse período, em que ficou presa à sua cama com problemas na coluna, que começou a pintar e retratar suas angústias e frustrações em suas criações.

Mesmo So(Frida) Jamais Me(Kahlo)

3. Frida era para ter sido médica

Frida tinha um destino marcado. Ela cursou a faculdade de medicina no México, mas sua relação com artes era maior e vinha desde pequena, quando seu pai, Guilherme Kahlo, fazia pinturas autorais para passar o tempo.

"Pés, para que os quero, se tenho asas para voar.” Frida Kahlo

 

4. Um amor turbulento

Em 1929 a artista Mexicana aos 22 anos, casou-se com Diego Rivera, de 43 anos, os dois passaram por muitos altos e baixos em seu relacionamento, mas Frida era perdidamente apaixonada pelo marido, os dois eram bissexuais, tiveram diversos amantes, mas Frida se separou de Diego após descobrir que ele traiu ela com sua irmã mais nova, Cristina. Mas nem isso impediu que eles se casassem novamente, seguindo o mesmo padrão de relacionamento turbulento. Com a saúde debilitada, Frida nunca conseguiu ter filhos, sofreu três abortos enquanto tinha a esperança de ser mãe e constituir uma família completa ao lado do marido.

"Eu sofri dois acidentes graves na minha vida, um foi aquele que um bonde me derrubou... 
O outro acidente foi Diego, meu marido” Frida Kahlo

5. Viva La Vida

O nome do disco “Viva la Vida” da banda Coldplay foi inspirado em um dos quadros da Pintora Mexicana. O vocalista britânico Chris Martin, comentou que lhe chamou muita sua atenção, porque foi feita por alguém que não teve uma vida fácil, mas que pintou um quadro elogiando a vida.


6. Capa da revista Vogue

Em 2012, a revista Vogue México deixou de lado suas modelos, para dar lugar a um grande ícone do mundo, a pintora Frida Kahlo.

7. Uma mulher a frente de seu tempo

Não acreditava em padrões impostos pela sociedade, Frida Kahlo quebrou vários tabus. Ela era bissexual, ativista política, comunista, transgressora e não ligava para nenhum padrão. Foi filiada ao Partido Comunista Mexicano e participou da luta dos trabalhadores mexicanos. Não é à toa, que hoje ela é um símbolo do feminismo.

"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui.
Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade.” Frida Kahlo

8. Estilo Frida Kahlo

Para Frida Kahlo as roupas não eram só um estilo, mas uma linguagem. Ela escolhia cada peça de forma planejada, e acrescentava seu toque pessoal a elas.

“A beleza e a feiura são uma miragem, pois os outros
sempre acabam vendo nosso interior". Frida Kahlo

9. "Scar Tissue" - Red Hot Chilli Peppers

A letra da música “Scar Tissue”, da banda Red Hot Chilli Peppers escrita por Anthony Kiedis foi dedicada à Frida Kahlo, que fala sobre as cicatrizes da vida.


10. Uma história que continua até hoje

Na madruga do dia 13 de Julho de 1954, Frida Kahlo tinha apenas 47 anos quando foi encontrada morta dentro de sua casa. Suas últimas palavras foram encontradas em seu diários de anotações: “Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais.”

Vinicius Kazuo

Nascido em São Paulo e criado no mundo. Já viajou para Buenos Aires, Uruguai, Califórnia e alguns estados do Brasil. Trabalha com publicidade onde descobriu seu amor por arte.

|@ViniKazuoO

Tecnologia do Blogger.