Ads Top

6 clipes que mudaram a história da música


Para os amiguinhos que ainda não sabem, vídeoclipe já foi muito importante, um dia foi. Os vídeos já foram grandes produções que movimentavam milhões e milhões e que te faziam ficar esperando ansiosamente na frente da televisão a cada estreia.  Separamos alguns clipes que mudaram o mundo da música.

Spoiler: vai ter muito pop, então vamos lá!

01. Video Killed The Radio Star - Bungles

Em 1980, na estreia da MTV mundial, este foi nada mais, nada menos que o primeiro videoclipe a ser exibido pela emissora. Como o próprio nome fala, "O Vídeo Matou a Estrela do Rádio" era quase uma profecia do que se acreditava que estaria por vir, porém, não foi uma verdade absoluta.
Mas e agora, será que o "Streaming Killed the Video Star?". Cabe a reflexão. 


02.  Vogue - Madonna

Pode parecer bem simples o modo com que é filmado, com um ar preto e branco, mas este vídeo foi responsável por criar um novo estilo de dança. Sim, um estilo de dança com movimentos de braços rápidos e sincronizados, o estilo vogue. 


03. Thriller - Michael Jackson

Sim, por menos idade que você tenha, você já deve ter ouvido falar deste vídeo. A maior ruptura no mundo dos clipes de todos os tempos. Antes, os cantores para divulgarem seus trabalhos, em vídeo, apenas gravavam tocando seus instrumentos, talvez com um efeito de luz ou jogo de câmera, e nada mais. Então, alguém teve uma ideia: por que não transformarmos um clipe musical numa obra cinematográfica com efeitos especiais, início, meio e fim? Foi isso mesmo que o nosso Rei do Pop, Michael Jackson, fez. Aí nascia uma obra prima de pouco mais de 14 minutos, quase um curta, que levou o mundo inteiro ao delírio.   


04. Telephone - Lady Gaga 

Depois do vídeo na internet ser totalmente consolidado, em 2010, a indústria da música precisava de um artista que fosse um ícone pop para reviver a época de ouro dos clipes. Onde investir em evolução, visibilidade e extravagância? Ela mesmo, Lady Gaga, e em parceria com Beyoncé. Juntas, elas fizeram com que Telephone desse um dos últimos suspiros na relevância dos videoclipes. Este vídeo possui um pouco mais de 9 minutos e conta a história de uma dupla de criminosas que saem por aí fazendo uma bagunça, e nunca mais voltam (entendedores, entenderão...). 


05. Take On Me - A-ha 

Imagina que louco no começo dos anos 80 um clipe misturando animação e imagens reais? Um dos primeiros clipes animados exibidos pela MTV, utilizava a técnica de rotoscopia, uma técnica que permite que os animadores possam redesenhar quadros de filmagem. 
Não temos palavras pra descrever este vídeo, apenas, sensacional!


06. Gangnam Style - Psy 

Em 2012, o YouTube já havia ultrapassado a MTV e os videoclipes ganharam outra roupagem para outro tipo de plataforma, a digital. Os vídeos virais passaram a ser mais consumidos, pois é melhor fazer um vídeo compartilhável que depender da televisão para que seu clipe seja visto para a grande massa. O sul-coreano Psy quebrou a internet ao produzir o vídeo de Gangnam Style, que é até o hoje o clipe mais visto de toda a internet e o maior viral da história. Com uma coreografia fácil e roupas super coloridas, além de um estilo muito engraçado, ele tomou o coração de todos nós e não tinha quem não gostasse ou desse umas boas risadas com esta obra prima da internet. 
OPPA GANGNAM STYLEEE!!!...



Diego Santos

Publicitário, apaixonado por música, mercado, design e cultura POP. E acredita que o mundo será um lugar melhor através da música e da arte.

|@diegosantozz

Tecnologia do Blogger.