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Direito autoral na música é coisa séria!? (parte 2)


Olá, pessoal!

Depois de muito tempo voltamos para acrescentar aquela matéria dobre direito autoral. Se você não viu a primeira parte você pode ler aqui.

Então vamos começar!

Depois de falarmos de ECAD e da importância dele na fiscalização e arrecadação dos diretos destas músicas, precisamos pensar em como  é  pago o dinheiro para os responsáveis das músicas. Como é calculado esse valor? A forma de mensurar esses valores varia do número de público, reprodução, se ela é ao vivo ou apenasdo fonograma, etc.

Como o ECAD controla as músicas tocadas no rádio? Simples, ele tem um mecanismo que grava e contabiliza quantas vezes determinada música foi reproduzida e fica responsável de passar os valores aos devidos detentores dos direitos dessa música.


Resumindo, o compositor da música sempre ganha pela letra, quem interpreta, ou seja, quem empresta a voz ganha pela reprodução, e quem trabalha na produção do fonograma ganha pelos direitos conexos da música, se for executada em reprodução da faixa gravada em estúdio, porém não receberá pelo ao vivo.

Ficou curioso para saber os valores que o ECAD paga? Se você visitar o site deles, terá acesso a uma tebela bem explicativa com informações sobre a reprodução em rádio e tv, eventos e serviços digitais.


Dúvidas? Só deixar nos comentários ;)

Diego Santos

Publicitário, apaixonado por música, mercado, design e cultura POP. E acredita que o mundo será um lugar melhor através da música e da arte.

|@diegosantozz

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