Ads Top

Park Chan-wook e os limites da ação-reação humana



Park Chan-wook (Coreia do Sul, Agosto de 1963) é diretor de cinema, roteirista e produtor cinematográfico sul-coreano. É um dos mais populares e aclamados diretores de cinema em seu país e também conhecido mundialmente.

Famoso por filmes que envolvem, frequentemente, temas como violência e humor negro, a estética de seus filmes é conhecida pelo foco em detalhes como simetria e enquadramento, além de sempre abordar temas de maneiras densas e de alguma forma sempre reflexivas. Sempre surpreendendo Chan-Wook Park é o maior cineasta coreano da atualidade deixando sua marca no cinema atual.

Confira alguns dos maiores sucessos de Chan-wook Park abaixo e já coloque na sua lista de filmes!


Gongdong gyeongbi guyeok JSA / Zona de Risco (Bra) - 2000 



Por mais ficcional que o filme possa ser, é inegável o sentimento de realidade que ele nos trás. Zona de Risco foi o primeiro sucesso do diretor. Se tornou um grande sucesso de público e crítica, além de alcançar a marca de filme mais visto na Coreia do Sul na época. Ele nos mostra a sensibilidade de uma nação partida pela guerra, que convive com a eminente explosão de confrontos. Como um ponta pé no peito o filme tem em seu enredo diversas visões sobre a geopolítica local, manipulação do governo e sobre até onde vai a lealdade. A trama acompanha a investigação de um tiroteio ocorrido na fronteira entre a Coreia do Norte e do Sul que ocasionou a morte de dois soldados misteriosamente.

Os responsáveis por investigar o incidente, o Major Sophie E. Jean procura provas que levem aos culpados. Durante a investigação, os depoimentos se mostram inconsistentes e algo parece não se encaixar.  As 11 balas encontradas no corpo dos soldados levantam suspeitas que outra parte desconhecida possa estar envolvida - tudo indica um plano para encobrir algo. A verdade é mais simples do que se pode imaginar e muito mais trágica.


Agassi - The Handmaiden/ A Criada (Bra) - 2016



Esqueça tudo o que você conhece sobre as obras de Chan-Wook Park quando se sentar para assistir esse filme. Nessa trama diferente das narrativas anteriores, os jogos de cenas  e  as narrativas fazem com que o espectador seja sempre o último a entender o que está acontecendo.

Cheio de reviravoltas e atmosfera carregada com momentos densos e intensos, Handmaiden está disposto a desafiar a sua mente sobre múltiplas realidades e vertentes sobre o que é real e o que pode ser certo em cada momento de seus personagens.A trama intricada pode parecer interessante na primeira mudança, curiosa na segunda, mas após tantas releituras, acaba gerando a sensação de aleatoriedade.

Tudo pode acontecer, nada é verdadeiro, então por que se importar com qualquer um deles, ou torcer para quem quer que seja?

A trama se passa na Coréia do Sul, nos anos 30 durante a ocupação japonesa que ocorria. Nesse recorte temporal conhecemos a jovem Sookee, que é contratada para trabalhar para uma jovem herdeira nipônica, Hideko que vive isolada com seu severo tio. O que ninguém sabe é que Sookee planeja : casar a jovem herdeira com um vigarista e depois de roubar toda a sua fortuna, trancafiá-la em um sanatório para sempre. O plano tinha tudo para dar certo, até que Sookee começa a conhecer e compreender a vida e as motivações da jovem Hideko.


A Trilogia da Vingança 



Eu não vejo graça em assistir um filme que preze pela passividade. Se você necessita desse tipo de conforto, é melhor procurar um spa. Meus filmes são sobre pessoas que preferem culpar outros pelos seus atos do que admitir sua própria culpa.

Aqui no Brasil essa deve ser a obra mais conhecida de Park.

Esses filmes ficaram conhecidos como " A trilogia da Vingança" e não é preciso pensar muito pra descobrir qual é seu tema central. Os personagens principais tem uma construção singular e toda trama é envolta de maneira densa a te prender até o final de maneira a nos fazer pensar "Até que ponto podemos justificar uma vingança violência ?". Dor, medo, raiva e senso de justiça torpe são os sentimentos que regem a trama dessa trilogia. Segundo ele (Park) são esses sentimentos que desencadeiam atos violentos tanto nas vítimas quanto nos agressores durante todas as tramas.

A seguir vamos conhecer um pouquinho de cada uma delas:


Boksuneun naui geot / Mr. Vingança (Bra) - 2002



Esse filme, o primeiro da trilogia, pode ser considerado o mais trágico e brutal pelas escolhas feitas pelos personagens. Esse filme é um choque de realidade e um soco na mente sobre como a ética pode ser manipulada dependendo da óptica e termos a certeza de que violência gera mais violência.

Ryu é um cara surdo que trabalha numa fábrica e cuida de sua irmã, que tem graves problemas nos rins. Depois de ser demitido do trabalho e não ter dinheiro suficiente para pagar um transplante, decide recorrer a alguns traficantes para pagar a retirada do seu ruim e doá-lo para a irmã. A iniciativa parecia até ser boa, menos por um detalhe: ele é enganado pela quadrilha e perde seu órgão. 

Sem emprego, sem dinheiro e sem um dos rins, Ryu é convencido por Yeong-mi, sua namorada a sequestrar a filha de seu ex-chefe para pagar o transplante de sua irmã. Após um rapto bem sucedido, mas uma vez as coisas para Ryu desandam após uma fatalidade e tudo vai mudar a situação e a vida de todas as pessoas envolvidas. 


Oldboy / Velho Amigo (Bra) - 2003




Se você é como eu que adora filmes com clima de suspense e de tramas como quebra-cabeças, esse filme vai abrir a sua mente pra uma nova modalidade de vingança!

A pergunta que se faz nesse segundo capítulo dessa série é: "Por quanto tempo você seria capaz de maquinar e tortura uma pessoa por vingança?"

Após ser detido por causa de uma bebedeira e liberado, Oh Dae-su foi ligar para casa para explicar o atraso para a festa de 3 anos de sua filha, quando é apagado e acorda em um quarto sem janelas e só com a companhia de uma TV. Sem saber o motivo de sua prisão ele passa os próximos 15 anos nele e ainda é acusado de matar a sua esposa. Após conseguir sair de seu cativeiro Oh Dae-su começa por sua busca pela verdade sobre a sua prisão e os motivos que a desencadearam além de um desejo insano por vingança e pela destruição de sua vida e família, mas para isso ele deverá buscar respostas e viver fortes emoções além de uma história perturbadora. 


Chinjeolhan geumjassi / Lady Vingança (Bra) - 2005



Para fechar a trilogia, Park incorporou dois diferencias para fechar esse ciclo. O primeiro foi colocar como personagem principal uma mulher em oposição aos seus precursores. E nosso segundo diferencial é que dessa vez a vingança tem um objetivo focal: a redenção da nossa personagem, englobando o sequestro do primeiro filme a prisão do segundo.

A jovem Lee Geum-Ja é uma menina tranquila de 19 anos, até que confessar ter sequestrado e assassinado um menino de 6 anos, acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Lee é condenada a 13 anos de prisão e se vê afastada de sua filha recém-nascida, mas o pior ainda estava por vir, ela descobre estar sendo traída por seu namorado e que sua filha foi para a adoção. Tomada por todo o sentimento de raiva, friamente Lee Geum-Ja passa todos os seus dias planejando sua vingança para seu ex. Após sair da prisão e com a ajuda das suas colegas de prisão ela vai em busca da filha e de realizar a sua vingança contra o Sr. Baek.

A tirada genial desse filme é que o astro de Oldboy,  Choi Min-Sik, faz neste filme o papel do professor.



Fontes:
Filmow
AdoroCinema
Newronio

Priscila Carneiro

Formada em Produção Cultural, carioca que prefere Serra ao Mar. Ama arte, fotografia e literatura, compra mais livros do que consegue ler. Gosta de gente que consegue enxergar com os olhos da alma e leva a vida tentando enxergar mais do que podemos ver.

|@prismcarneiro

Tecnologia do Blogger.