Ads Top

Suposto rascunho de Mona Lisa nua feito por Da Vinci é encontrado


É praticamente impossível não conhecer a Mona Lisa, um dos mais importantes e valiosos quadros do mundo. Ainda hoje, mais de 500 anos após ser pintada, a obra e a vida do artista Leonardo da Vinci carregam uma série de mistérios.

Agora, como se já não bastassem todas as dúvidas, um rascunho de uma possível "Mona Lisa nua" foi descoberto pelo curador Mathieu Deldicque e, claro, deixou ainda mais perguntas para serem respondidas.


Segundo informações divulgadas pelo G1, a obra conhecida como Monna Vanna e que faz parte da coleção de arte do Museu Condé, no Palácio de Chantilly (França), pode ter sido criado pelo próprio Da Vinci. Até então, acreditava-se que o rascunho, que já se encontra há mais de 150 anos no museu, fosse de autoria de algum dos pupilos do artista.

Para comprovar ou negar a teoria, foram acionados especialistas do Museu do Louvre, em Paris, onde o quadro da Monalisa encontra-se. Bruno Mottin, que é perito em conservação, acredita que a obra encontrada foi realmente feita por Leonardo, porém, com a ajuda de mais uma pessoa, já que o esboço foi feito por uma pessoa destra e Da Vinci, no entanto, era canhoto.

"O tracejado na parte de cima do desenho perto da cabeça foi feito por uma pessoa destra", disse Mottin. "É um trabalho que vai levar algum tempo. Este é um desenho sobre o qual é muito difícil trabalhar porque é particularmente frágil", completou.

Ainda serão feitos diversos testes e estudos sobre a Monna Vanna, mas Bruno e sua equipe pretendem acabar todo o trabalho em no máximo dois anos, a tempo para uma exposição no Chantilly que lembrará os 500 da morte de Da Vinci.

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho, que vive no Mundo da Lua, e que não gosta de churrasco e nem chimarrão.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.