Ads Top

Toca-Fita | 16 anos de praia: o 7º disco de Jack Johnson

No nosso último feriado (07 de setembro) vazou o disco do pacato Jack, "All The Light Above it Too" (2017), tendo como capa um espetáculo à parte:


Com um sorriso irônico no rosto e um olhar tipo daquele: "eles não sabem o que fazem, pai", Jack é um dos grandes resgates da música simples, carinhosa e calma. Ele fará dois shows no Brasil no mês de novembro desse ano. Dia 05 no Rio de Janeiro (Jeunesse Arena) e dia 07 em São Paulo (Espaço das Américas). Jack começou oficialmente sua carreira na música em 2001 (Brushfire Fairytales), mas antes disso, ele dirigiu e compôs a trilha sonora de três documentários sobre surf. Em 2011, fez oito shows no Brasil e doou a renda para instituições de caridade.

Muita gente conhece o Jack (Vocal, guitarra /violão), mas pouca gente sabe quem é o resto da banda que compõe, toca e grava com ele: Adam Topol (Bateria, percussão), Merlo Podlewski (Baixo) e Zach Gill (Piano/Escaleta).

O baterista Adam cursou na Berklee College of Music em Boston, que é uma das mais conceituadas universidades da área de música. Lá ele estudou com um aluno de Art Blakey; John Ramsay, aluno de Stan Getz; Joe Hunt; e o lendário professor/baterista Alan Dawson. Atualmente ele está participando de oito (eu disse, oito projetos), e de quebra, na banda com Jack. Sugiro dar um click aqui, pois o site do cara é muito bacana, bonito, e pra lá de bem feito.


O baixista, Merlo, disponibiliza seus trabalhos no site discogs.com. Tudo que ele gravou, escreveu, dirigiu ou participou de alguma forma musical desde 1994, está à venda aqui (inclusive em vinil).

Foto: Bob Gruen

Por sua vez, Zach, é multi-instrumentista (piano, acordeom, ukulele, violão, banjo, vibrafone). Atuou em uma banda bastante considerada do jazz, chamada Django. Atualmente está trabalhando na pré-venda do seu novo disco solo: Life In The Multiuniverse, que vc pode dar uma sacada no site dele aqui.

Foto: Nick Walker

O disco novo de Jack ainda possui a sonoridade praieira como os anteriores. É um disco extremamente relaxante e verdadeiro, perfeito para nos esquecermos do ritmo frenético das nossas vidas na atualidade. O primeiro single de trabalho foi com a música "My Mind Is For Sale". Nela, ele trata de forma cômica o amontoado de pensamentos que cerca nossas mentes nos dias de hoje. Trata da falta de educação no trânsito; do que os outros dizem e pensam sobre os outros; e algumas outras micro-paranóias diárias que nos cercam. Apesar dessa música ser o single de lançamento do disco, ela não possui um clipe comum. Existe um lyric video no canal oficial Vevo dele, que, apesar de ser um vídeo caseiro, foi realizado de forma genial, envolvendo jogadas entre stop motion, time-lapse, câmeras lentas e ângulos inusitados. Simples e impossível de não nos causar um sorriso ao assisti-lo, como Jack.

 

Adendo: Conheci a música de Jack Johnson em meados de 2005. Na época, eu trabalhava como vendedor em uma loja de roupas e acessórios, cuja a temática era a vida marinha. A franquia destinava uma porcentagem das vendas para ajudar alguns Institutos de preservação de algumas espécies de animais. Levei pra loja uns sons de Jack e foi uma tacada e tanto quando consegui colocar o surf music havaiano no ambiente, aproximando-o da praia. Lembro que até as vendas melhoraram naquela época. Porém, na frente da loja, sentava quase todos os dias uma garota ruiva. Namoramos por nove anos e nos casamos. Passamos quatro anos casados. Na festa de casamento, toquei para a noiva descer e, após os discursos dos padrinhos, dançamos a nossa valsa tendo como música Better Together. Foi tudo muito lindo. Foi sim. Nos separamos em março desse ano. De forma respeitosa, como tem que ser. Mas, contrariando um pouco Jack, "vou te dizer uma coisa: foi sempre ótimo enquanto nós dois estivemos juntos".


Bruno Torrez

Filho de Bamba, cresceu em pagode de mesa. Mestre em Ed. Musical, baterista, ama o Grunge e as pessoas sensíveis. Como dizia seu pai: "Que sejamos sempre nós três. Eu, você e a nossa amizade".

|@btoorrez

Tecnologia do Blogger.