Ads Top

Do livro pra tela: Clássicos do cinema baseados em livros


As vezes, quando estamos assistindo à grandes filmes, nos pegamos pensando: "Como podem não terem pensado nisso antes?"

Mesmo se tratando de linguagens bem distintas, o cinema e a literatura conversam muito e, em muitos casos, acabam se transformando em inspiração para os diretores. Grandes obras cinematográficas vieram de páginas de livros e certamente você desconhece várias delas.

Por isso, apresentaremos 10 clássicos do cinema que foram baseados em grandes livros da literatura mundial, de vários segmentos.

Confira a nossa lista e se deleite nas opções de assistir ou ler:


O Silêncio dos Inocentes

Livro: The Silence of the Lambs | Thomas Harris

Escrito por Thomas Harris, o livro com o mesmo nome deu origem a esse  clássico do suspense que foi estrelado pelo incrível Anthony Hopkins no papel de seu melhor antagonista: o do assassino canibal Hannibal Lecter.

O suspense acompanha a recém promovida Agente Clarice Starling, que assumiu um caso complexo sobre um novo assassino em série que se intitulava Buffalo Bill. Para conseguir desvendar seus enigmas Clarice procura a ajuda de Lecter - que está preso - para tentar encontrá-lo.

Assim como no livro, o filme segue fielmente as cenas de diálogos densos entre os personagens principais. A todo momento sentimos as manipulações de realidades que Lecter, que é ex-psiquiatra, tem com Clarice ao tentar oferecer dicas de onde poderá achar as respostas para as dicas que tem sobre o Sereal Killer.

Altamente recomendado!


O Menino Do Pijama Listrado

Livro: The Boy in the Striped Pyjamas | John Boyne

Baseado em um romance homônimo esse filme é denso e tocante. O filme retrata pelo olhar infantil uma época que dilacerou a humanidade: Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha Nazista vemos o surgimento da amizade de Shmuel e Bruno,  duas crianças, sendo a primeira judia e a segunda um filho de oficial nazista.

O livro e o filme retratam a vida de Bruno que vivendo com os pais em uma casa distante da cidade, vivia também perto do trabalho de seu pais, que era um campo de concentração dentro do terreno de sua moradia. Autorizado a brincar pelo jardins próximos ao campo de concentração ele começa a explorar seus arredores e assim conhece Shmuel, o pequeno judeu preso no campo, com quem começa a criar laços de amizade e compreender sua visão de mundo.


O Poderoso Chefão

Livro: The Godfather | Mario Puzo

Pensando em clássico esse filme também é um grande clássico da literatura. Considerado por muitos a maior obra prima da história do cinema, O Poderoso Chefão narra a trajetória da família Corleone (de 1945 até 1955) e a sua luta para manter o reinado na máfia. Dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo, o filme traz no elenco estrelas como Marlon Brando e Al Pacino.

A trilogia acompanha membros distintos da família Corleone, e apresenta aos poucos uma história densa e cheias de acontecimentos marcantes que assolam a máfia italiana. No final de cada filme, você acaba se sentindo um amigo fiel da família, pois os filmes nos apresentam minunciosamente cada personagens e os acontecimentos ao redor deles.


O Iluminado

Livro: The Shining | Stephen King


Ninguém melhor que um Mestre para transformar a obra de um outro Mestre em um dos maiores clássicos do cinema mundial. Stanley Kubrick fez um incrível trabalho com a obra 'O Iluminado' de Stephen King. Aqui vemos o nascimento da inserção de elementos de terror psicológico que marcariam o cinema para sempre.

O filme conta a história de Jack, que se hospeda em um hotel nas montanhas do colorado junto com sua família na esperança de curar seu bloqueio de escritor e tentar desvendar as premonições de seu filho Danny, que é atormentado por elas. Porém,  Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

Neste clássio temos a chance de ver uma das mais espetaculares atuações de Jack Nicholson.


Blade Runner

Livro: Do Androids Dream of Electric Sheep? | Philip K. Dick

Esse filme é um dos clássicos do que chamamos de universo cyberpunk (calma, vamos falar sobre ele aqui) por tratar de uma realidade não muito distante do que a humanidade poderá ser capaz de fazer com os avanços tecnológicos.

O filme se passa agora no século XXI, onde para a exploração e colonização de novos planetas para a habitação humana, uma grande corporação fabricou escravos androides mais fortes e resistentes que os humanos que carregam em seu sistema uma inteligencia artificial. Eles são conhecidos como os Replicantes. Mas após alguns replicantes evoluírem intelectualmente ao ponto  de provocarem um motim em uma colonia fora da Terra, os Replicantes são proíbidos a retornarem para Terra onde são considerados ilegais, sob pena de morte.

A partir desse ponto conhecemos o esquadrão de elite, conhecido como Blade Runner, que são encarregados de caçar e atirar para matar (chamado de remoção) qualquer Replicante encontrado na Terra. Até que em 2019, na cidade de Los Angeles, cinco Replicantes, mais evoluídos que qualquer outro, chegam a Terra, um ex-Blade Runner é encarregado de caçá-los.

Então nessa busca eletrizantes por respostas e uma chance de vida nova, conhecemos dois lados e duas visões diferenciadas de mundo e universo. Vale cada perda de fôlego e cada minuto, além da brilhante atuação de Harrison Ford como nosso caçador de androides.

Ah! Lembrando que esse mês temos o lançamento do que eu prefiro chamar de continuidade desse clássico: Blade Runner 2049. Clica aqui e veja trailer alucinante.


2001: Uma Odisséia no Espaço

Livro: 2001: A Space Odyssey | Arthur C. Clarke

Impossível não se prender a tela da TV do início ao fim nesse clássico da ficção científica, que ouso dizer, ser o maior de todos.

Esse filme faz a gente questionar toda a evolução da humanidade e tudo que ainda tem por vir. O filme gira em torno dos mistérios de um monolito negro que  desde a  “Aurora do Homem” (a pré-história), emite estranhos sinais de outra civilização que vem interferindo em nosso planeta. Em um salto tremporal, precisamente quatro milhões de anos depois, já em nosso século XXI, uma equipe de astronautas é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, que é controlada pelo computador HAL 9000.

Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle total da nave, mas para isso ele a todo momento vai eliminando um a um os tripulantes.


Tropas Estelares

Livro: Starship Troopers | Robert A. Heinlein

Se você tem estômago fraco e um grande medo de insetos, esse filme vai deixar você no chão . Aqui os inimigos são insetos gigantes, gigantes do tipo 30 metros de altura !

Em um futuro alternativo, onde para se tornar "cidadão prestativo e do bem"  e deixar de ser um mero civil, era somente preciso alistar-se nas forças armadas. Assim nesse futuro, a Terra está em constante guerra contra uma raça de inseto gigantes alienígenas que pouco se sabe sobre. Mas o que todos já tem certeza é que tem a intenção de eliminar de toda forma a vida humana.

Conhecemos aqui a história de jovens que entraram na Infantaria Móvel e viajam por planetas distantes para combater os inimigos implacáveis com a missão de garantir a sobrevivência da nossa espécie a qualquer custo.


Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros

Livro: Jurassic Park | Michael Crichton

Será impossível você me dizer que não viu ou não conhece esse clássico cinematográfico que levou toda a geração nascida nos anos 80 (o filme é de 1993 amores, sim estamos velhos !!)  a loucura com seus inacreditáveis os efeitos especiais !

A trama segue o esquema e os detalhes descritos no livro em que os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por nada menos que  dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico.

Apesar do idealizador do projeto, o bilionário John Hammond, garantir a todos que a instalação é segura, eles descobrem, aos poucos, após uma grande pane em todos os sistemas do parque, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça e que eles são o prato principal.

Vencedor de três prêmios no Oscar, Jurassic Park surpreende até hoje todas as gerações desde seu lançamento e é considerado um marco importante na industria de efeitos especiais.


Jumanji

Livro: Jumanji | Chris Van Allsburg
 
Outro mega ssucesso entre adultos e – principalmente – crianças, o filme homônimo resultou do livro infantil lançado em 1989, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg.

A história conta sobre um livro mágico que faz aparecer na vida real tudo aquilo que é “chamado” no livro. Se os dados rolam e fazem um leão aparecer na história, um leão aparecerá na sua sala de estar. Se você cair em uma armadilha no jogo, ficará preso de alguma maneira na realidade. Nesse contexto conhecemos Alan Parrish que desapareceu quando era menino e ninguém acredita na história de seu amigo de que ele foi sugado por um jogo.

Vinte e seis anos depois de sua jogada, duas crianças acham o jogo no sótão e, quando começam a jogar, Alan é sai do tabuleiro. Mas o jogo ainda não acabou e Alan precisa terminar antes de ser realmente libertado.

E se você sempre quis dar mais jogada em Jumanji, uma boa noticia: Existe uma sequência nos cinemas e que já existem boatos de lançamento do jogo baseado nele. Clica aqui e veja o trailer.


Fontes:
Geekness
Cinema 10


 

Priscila Carneiro

Formada em Produção Cultural, carioca que prefere Serra ao Mar. Ama arte, fotografia e literatura, compra mais livros do que consegue ler. Gosta de gente que consegue enxergar com os olhos da alma e leva a vida tentando enxergar mais do que podemos ver.

|@prismcarneiro

Tecnologia do Blogger.