Ads Top

Ouroboros e a democratização da arte



Você acha que a arte é totalmente acessível e democrática? A marca de camisetas Ouroboros acha que não, por isso resolveu fazer a sua parte. Como? Criando uma plataforma inovadora, onde você (artista ou criador anônimo) possa ter sua "ilustração, imagem, fotografia ou faísca de arte" estampada em camisetas de alta qualidade, e ainda ganhar uma porcentagem nas vendas.

Fundada em 2016 por uma galera cansada das "regras" da indústria, a empresa encontrou e ainda encontra vários desafios pelo caminho, mas, pouco a pouco, vem ganhando apoiadores e conquistando seu merecido lugar.

A Ouroboros veio para facilitar a nossa vida, você já deve ter percebido, né? Bom, o processo todo é muito fácil. Você só precisa cadastrar no site e enviar o arquivo de sua criação para a plataforma. Ela participará de uma votação por alguns dias, e se for bem aceita, entra para o catálogo. Simples assim!


Para conhecer ainda mais sobre a marca e responder quaisquer dúvidas que você possa estar tendo, batemos um papo com Felipe Thomé, um dos criadores da Ouroboros.

Confira!
 
Como surgiu a ideia de criar a Ouroboros?
A ideia surgiu de um problema que sempre encontrava quando procurava por produtos criativos, autênticos, porém únicos. Sabia que existiam diversas propostas por aí, com ilustrações de artistas, designers, estilistas, etc, estampadas em diversos produtos. Mas me incomodava a ideia da curadoria seletiva. Ou seja, eu sabia que por mais que alguns artistas assinassem aquela "obra", ela só era escolhida para estampar tal produto por que "alguém" da empresa aprovou. Ou seja, o produto não era legitimamente democrático!

E mais, o outro lado da moeda talvez sofresse muito também! Porque os artistas iniciantes, entusiastas apenas, ou curiosos, que também tinham vontade e interesse de experimentar ver as suas criações estamparem produtos, não conseguiam tal proeza. Já que as ilustrações que eles enviavam para as outras empresas que existem no mercado nunca conseguiam virar estampas, ou produtos...

Por isso tivemos a ideia de criar uma plataforma extremamente democrática para dar a oportunidade de qualquer pessoa, (qualquer uma mesmo) enviar as suas ilustrações, mostrar para os seus amigos e para o público, pedir a opinião, o voto, e brigar para estampar os nossos produtos. E dessa forma, do lado do consumidor de arte genuína, essa plataforma traria de vez toda a democracia na arte que eles (eu, por exemplo) buscavam!


É uma luta buscar ser justo a todo momento. Mas é essa luta que mantém o nosso sonho vivo!

Quais os maiores desafios que vocês encontraram/encontram até hoje?
O primeiro e maior desafio é o pessoal. É ter a coragem de largar tudo e começar um negócio do zero, sem ter nada que te suporte caso algo dê errado. Em seguida, o desafio de buscar sempre seguir o principal valor nosso: a democracia. Sabemos que o Brasil é um país desigual, cheio de ideias e pluralidade. Assim sendo, é uma luta buscar ser justo a todo momento. Mas é essa luta que mantém o nosso sonho vivo!

Não posso deixar de citar os desafios de se ter uma empresa no Brasil também né, o famoso "custo Brasil". Mas nada que uma ótima organização, persistência e inovação não resolvam ;)

Ouroboros simboliza evolução, movimento e eterna recriação. É nisto que acreditamos e é o que buscamos sempre oferecer.
  
Qual o principal objetivo da marca?
Nossa missão é “Ser a ponte entre a criação genuína e a busca pela originalidade”! Queremos ser a referência nisso, tanto para artistas quanto para os consumidores de arte. Se um dia, sempre quando alguém perguntar para um amigo:  "onde será que eu encontro um item (roupas, objetos, acessórios, etc.) bem da hora, diferente, único?" a resposta for: "na Ouroboros, é lógico!", estaremos chegando próximo de alcançar esse objetivo.

  
Por que Ouroboros?
Ouroboros simboliza evolução, movimento e eterna recriação. É nisto que acreditamos e é o que buscamos sempre oferecer.

Por termos como missão quebrar as barreiras entre criadores de arte e apreciadores da criatividade, fazemos daqui o lugar certo para quem quer apresentar um trabalho para o mundo, de forma simples e genuína; ou para quem adora a criatividade e não consegue encontrar camisetas originais, únicas e exclusivas.


Como faço para enviar minha arte para a Ouroboros?
Para enviar a sua arte para a Ouroboros é bem simples. Em primeiro lugar recomendamos a todos lerem com atenção o nosso regulamento (ouroboros.com.br/regras-competicao).

Isso é importante, pois lá é apresentado os padrões técnicos das imagens a serem enviadas (resolução, tamanho, etc.). É imprescindível ter boas imagens para transmitir com maior fidelidade as ilustrações e para criar estampas de maior qualidade.

Em seguida, visto o regulamento é preciso se cadastrar. O processo é simples, inclusive pode ser apenas por um clique, caso a pessoa opte por se cadastrar usando o seu login do Facebook.

Após o cadastro, basta entrar na página de envio (ouroboros.com.br/enviar), fazer o upload do arquivo da imagem, preencher alguns campos, como título da imagem, e enviar.


Para participar é preciso ser artista?
Não, não e não! Basta ter um computador (ou celular) e internet. Qualquer ilustração, imagem, fotografia, ou faísca de arte que tiver dentro de você é o suficiente para quem sabe termos mais uma linda estampa!

A nossa grande missão é essa: disponibilizar uma plataforma totalmente democrática para a arte e os entusiastas dela :)


E as votações? Como funcionam?
As votações são importantes para as pessoas verem o seu trabalho. É um período de "apreensão" que motiva as pessoas a entrarem no site, clicarem no seu desenho, olharem com atenção e votarem! Criamos ela justamente para existir esse "burburinho".

A ilustração, depois de avaliada perante as regras da competição, é minimamente adequada e exposta na página de votação (ouroboros.com.br/votar). A partir daí, ela fica visível nesse ambiente por 7 dias. Terminado esse período, se a ilustração obtiver no mínimo 15 votos (ou seja, se realmente tiver sido vista pelas pessoas) e nota média de 4 (se existem pessoas que comprariam a camiseta, independente de ser amigos, conhecidos, etc.) ela se torna estampa.


Se minha arte for escolhida, vou receber alguma porcentagem das vendas? Quanto?
Com certeza! Para cada camiseta vendida é repassado R$5,00 limpo ao autor.







 Para ficar por dentro das votações e lançamentos, siga a marca no Facebook e Instagram.


*Esse post recebeu incentivo da marca. Só trabalhamos com empresas e produtos que realmente gostamos ;)

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho, que vive no Mundo da Lua, e que não gosta de churrasco e nem chimarrão.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.