Ads Top

Garoto com autismo cria réplica do Titanic com 56 mil peças de Lego

O adolescente Brynjar Karl Birgisson, que tem transtorno do espectro autista (TEA), criou uma réplica impressionante do Titanic com mais de 56 mil peças de Lego.

O Titanic Pigeon Forge, museu nos Estados Unidos responsável por manter a memória da embarcação, considerou o navio do garoto, que conta com oito metros de comprimento por 1,5 metro de altura, como o maior já feito com peças de brinquedo.


Produzido em um estaleiro na cidade de Reykjavík, capital da Islândia, o exemplar demorou 11 meses para ficar totalmente pronto. Brynjar, que tinha apenas 10 anos de idade e hoje já tem 15, diz que ter construído a réplica mudou sua vida e sua relação com o autismo. "Minhas notas subiram e meus colegas de turma me consideram como um dos seus pares", conta.

"Meu pai me ajudou com as instruções e fez a planta do navio para a escala do Lego", revela o adolescente, explicando que cada peça de boneco Lego mede 4 centímetros e foi equiparada no seu projeto com uma pessoa de tamanho médio de 1,75 metros.


O garoto comenta que sua mãe também teve uma grande importância para que seu sonho se tornasse realidade. Sua "técnica e mentora", como ele mesmo define, foi a responsável por comprar as peças, ferramentas e entrar em contato com a imprensa. "Muitos obstáculos que uma criança não poderia superar", comenta.

"Nunca imaginei que meu projeto pudesse ter tanto impacto. Toda essa jornada me ajudou a sair da sombra do autismo. Eu continuo com autismo e vou continuar, mas eu me treinei para ser ‘o mais normal possível’. Isso quer dizer que eu era totalmente incapaz de me comunicar quando comecei o projeto e agora eu me sento e consigo dar entrevistas", disse em uma palestra para o TEDx Kids em São Diego, na Califórnia.


Via

Álisson Boeira

Fundador da Revistak7. Gaúcho, que vive no Mundo da Lua, e que não gosta de churrasco e nem chimarrão.

|@alissonfboeira

Tecnologia do Blogger.